sábado, 17 de junho de 2017

164 - Revisitando Modelos de Negócios



Adaptado do livro "O Navegador de Modelos de Negócios", Alta Books.

Revisitando os modelos de negócios

O atual modelo de negócios de uma empresa se torna tangível quando descrito em 4 dimensões - o cliente (quem?), a proposta de valor (o quê?), a cadeia de valor (como?), e o mecanismo de lucro (por quê?). 

Um modelo de negócios fornece uma imagem holística de como uma empresa cria e captura valor definido. Inovar significa modificar ao menos 2 das 4 dimensões explicitadas acima

Um dos principais desafios da inovação do modelo de negócio é superar a lógica dominante da empresa e de sua área de atuação. 

Empresas que outrora eram bem-sucedidas em suas áreas de atuação (Kodak, Agfa, AEG, Nokia), não conseguiram ajustar seus modelos de negócio ao ambiente em mudança a ser redor. 

Pesquisas empíricas demonstram inequivocamente que a inovação do modelo de negócio carrega um maior potencial para o sucesso do que a mera inovação de produtos ou de processos. Um estudo do Boston Consulting Group mostrou que, durante um período de cinco anos, os modelos de negócios inovadores foram 6% mais rentáveis do que seus contemporâneos que estavam criando novos produtos e processos. 


Luciano Oliveira
Curitiba, 13 de junho de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário