Estou lendo o livro "A Vida Sem Crachá", de Cláudia Guidice.
Cláudia foi uma executiva do Grupo Abril durante 23 anos. E um dia, inesperadamente, ela foi demitida.
Seu livro é um compilado do blog que ela escreve, o A Vida Sem Crachá. Um livro muito fácil e gostoso de ler, com boas lições e aprendizados que ela descreve ao final de cada capítulo.
Logo no começo do livro já manda um axioma: "Chefes fazem escolhas. Se não o chamaram para escolher, é porque o escolheram. Simples assim".
Felizmente ela tinha uma espécie de "Plano B" na manga, cuja demissão pode catalisar. Uma pousada, que lhe serviu como terapia e fonte de renda. Ela está feliz, mas teve de reprogramar seu mindset, e isto lhe custou um empenho emocional considerável.
Uma vida simples foi uma das lições mais importantes, julgo eu, que deixou no livro. Descreve alguns de seus novos comportamentos:
- Restaurantes caros. A diversão agora é procurar lugares baratos e legais com comida sensacional. Ou cozinhar em casa para os amigos.
- Roupas e acessórios novos e desnecessários. Fiz uma vistoria nos meus armários, e tenho figurino para três encarnações. Hoje posso repetir roupas com mais frequência.
- Sem pacotes premiuns de canais que falam só japonês na TV a Cabo.
- Simplificar a vida, com um celular bom e funcional.
- Otimizar as assinaturas de jornais e revistas, com apenas 1,99.
- Explorar mais a disponibilidade de transportes coletivos. (ela escreve isso antes da popularização do Uber).
- Abrir mão do carro.
Luciano Oliveira
Curitiba, 16 de junho de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário