quarta-feira, 26 de abril de 2017

#116 - Vale



A Bíblia Sagrada utiliza muitos estilos literários em suas narrativas. Ela é de um conteúdo muito rico, o que torna sua leitura bastante interessante. 

Metáforas são constantemente utilizadas. E uma delas trata-se do significado para vales. Um vale na Bíblia pode significar um acidente geográfico, mas é comumente atribuído a um momento de aperto, dificuldades e sofrimento. Alguém pode dizer que ao passar por um momento de dor, que está num vale. Há referências ao Vale de Jaboque, onde Jacó (Israel) passou uma noite em claro lutando com um anjo, ou o tenebroso Vale dos Ossos Secos. O famoso Salmo 23 fala do Vale da Sombra da Morte, o qual o autor do texto disse que não temeria, pois sabia que Deus estava com ele.

Os vales são parte integrante da vida. Aparecem eventualmente, para nosso desespero. É difícil estar preparado para eles. Um desemprego repentino, uma doença, um infortúnio. Todos são vales na vida.

Buscamos geralmente ajuda e consolo em diversas fontes. Amigos, igreja, na espiritualidade e em Deus. É interessante que a Bíblia não se preocupa em oferecer respostas para 100% das questões humanas que aparecem. Entretanto, ela é um livro de consolo para a alma aflita. Um lugar onde se pode encontrar refúgio, repouso e esperança.

Perdas podem ocorrer com cada um de nós. Mas é possível encontrar lições e extrair beleza mesmo do mais duro sofrimento. Como disse James Allen:


"A semente morre para que a flor apareça; a crisálida, para que apareça a borboleta. Na verdade, a transformação não é instantânea, nem a transição um processo agradável e sem sofrimento. A natureza exige esforço e paciência como preço do desenvolvimento."

Luciano Oliveira
Curitiba, 26 de abril de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário