"Aja somente segundo aquela máxima a qual você possa ao mesmo tempo desejar que se torne uma lei universal. Aja como se a máxima da tua ação fosse tornar-se, mediante a tua vontade, uma lei universal da natureza." - Immanuel Kant.
O pequeno texto extraído acima é conhecido como o Imperativo Categórico de Kant. Este imperativo trata sobre a moral, e recomenda que todas as vezes que estivermos incertos acerca de determinado comportamento, que façamos tal análise. Se nosso comportamento puder ser reproduzido como uma lei universal, o mundo será um lugar para viver? Se a resposta por positiva, vá a faça.
Por exemplo, ser grosseiro com o próximo pode ser tentador num momento que precisamos que algo seja feito. Se este comportamento for reproduzido, ou seja, todos passarem a ser grosseiros quando algo precisa ser feito imediatamente, nosso habitat será um lugar melhor? Obviamente não.
Portanto, é importante fugir dos atalhos, e considerar que cada comportamento e atitude poderá ter um impacto ainda maior ao nosso redor.
Luciano Oliveira
Curitiba, 21 de fevereiro de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário