quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

#40 - Carisma



Diálogo de Domenico de Masi a Maria Serena Palieri, em "O Ócio Criativo":

"Maria Serena: Numa empresa criativa é sempre necessária a presença de um líder carismático?
Domenico: Sim, um chefe que incuta entusiasmo, libere os grupos de dos procedimentos inúteis, gratifique os criativos, olhe para o futuro, promova a inovação, e tenha coragem de enfrentar o desconhecido."

Existem lições que podem ser extraídas deste pequeno mas valioso diálogo:


1. Entusiasmo

O entusiasmo é o combustível para uma vida bem-sucedida. É raro ver alguém que faz algo que não gosta de maneira excelente, e por muito tempo. O entusiasmo é como uma faísca que que acende o estopim do bom ambiente de trabalho.


2. Libertar de procedimentos inúteis

Quanto mais pessoas existem na organização, e mais tempo passam no escritório, maior possibilidade há de existir regras esquisitas e procedimentos "exóticos", assim como a presença de microgerenciamento. Um bom líder deve liberar o potencial criativo do grupo, e o primeiro passo é removendo obstáculos tolos e sem sentido.


3. Gratificação

Um equívoco é tratar diferentes como iguais. A média cai, e o grupo desmotiva. Afinal, faz parte da fisiologia humana economizar energia e se posicionar na zona de conforto. A celebração deve ser vista como um ritual importante na busca por resultados.


4. Olhar para o futuro


O líder precisa fornecer a visão de um caminho para um destino melhor ao grupo. Nada mais motivador que trabalhar num propósito digno e nobre, principalmente se este ficar marcado para a posteridade.


5. Inovação

Inovar é melhorar a forma costumeira de se fazer as coisas. Empresas e profissões estão numa dinâmica sem precedentes. Fortunas são criadas e perdidas da noite para o dia. Portanto, o mundo irá favorecer os mais rápidos em detrimento aos mais lentos, e os mais ágeis em comparação aos mais fortes.

A Universidade de Oxford publicou uma pesquisa, onde dizia que 50% dos trabalhos atuais seriam substituídos por um robô nos próximos 20 anos. A pesquisa encontra-se neste link.

"Aqueles que  assimilam rapidamente as novas categorias projetam o futuro inclusive para os demais. Os outros são perdedores, equivalem ao povo da Trácia, quando Roma imperial dominava o mundo."

6. Coragem

Me recordo da visita que fiz a Lisboa em 2016. Nesta bela cidade europeia, é possível respirar as viagens feitas pelos navegadores do século 16. Tiveram coragem para assumir os riscos, sabendo que haveriam recompensas formidáveis aos seus esforços. Não tiveram medo de encarar o desafio, e por isso são lembrados 500 anos depois.


Luciano Oliveira
Curitiba, 9 de fevereiro de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário