Existem vários modelos e terminologias para o ciclo de melhoria contínua. Todos eles derivam do conhecido PDCA. O ciclo Kaizen, modelo de melhoria contínua da gestão Lean e Sistema Toyota de Produção, detalha um pouco mais este modelo, e se baseia nos seguintes pontos:
1. Identifique desperdícios
Em outro post falamos sobre os 8 tipos de desperdícios, nomeados pela palavra japonesa MUDA. Eles são:- Movimento
- Espera
- Transporte
- Correção e retrabalho
- Excesso de processamento
- Excesso de produção
- Estoque
- Conhecimento sem ligação
2. Planeje ações
Cada desperdício requer uma ação para ser reduzido, eliminado, controlado ou mitigado.3. Cheque a realidade
A realidade (GEMBA) é onde as coisas acontecem. Verificar o chão-de-fábrica. Uma técnica conhecida que aprendi numa palestra para resolver problemas é o TBC. Desenvolvida há muito tempo atrás, mas aprimorada ao longo dos anos, o acrônimo significa "Tire a Bunda da Cadeira".4. Faça as mudanças
Aja construtivamente, respeitando os envolvidos e promovendo engajamento das partes.5. Verifique as mudanças
Cheque se as mudanças simplificaram os processos e facilitaram o trabalho dos usuários.6. Mensure os resultados
Este é um fato decisivo nos processos de melhoria. Sem dados, terá sido apenas uma boa ação. No mundo atual vários projetos competem pelos mesmos recursos, portanto, é fundamental que se mostre o retorno da mudança.7. Padronize
Um projeto interessante deve ser escalável.8. Celebre
Não negligencie a celebração. Recompensar os esforços da turma vai criar massa crítica a favor de novos projetos. É importante divulgar os resultados, com fotos dos envolvidos, de modo que todos possam saber do potencial das pessoas, o que irá abrir novas possibilidades.9. Faça de novo
Aos poucos vai se imprimindo uma nova cultura, e elevando o nível da organização.10. Documente a realidade
Futuramente vão lhe agradecer por isso. :-)Após o fechamento do décimo ponto, retorne ao passo inicial, identificando novamente novas fontes de desperdícios. Parafraseando Marcel Telles, da InBev, falando na ocasião sobre custos, "O desperdício é como unha. Tem que cortar toda segunda-feira".
Luciano Oliveira
Curitiba, 15 de fevereiro de 2017.
lramosoliveira@yahoo.com.br
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