quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

#46 - Kaizen


Existem vários modelos e terminologias para o ciclo de melhoria contínua. Todos eles derivam do conhecido PDCA. O ciclo Kaizen, modelo de melhoria contínua da gestão Lean e Sistema Toyota de Produção, detalha um pouco mais este modelo, e se baseia nos seguintes pontos:

1. Identifique desperdícios

Em outro post falamos sobre os 8 tipos de desperdícios, nomeados pela palavra japonesa MUDA. Eles são:
  • Movimento
  • Espera 
  • Transporte
  • Correção e retrabalho
  • Excesso de processamento
  • Excesso de produção
  • Estoque
  • Conhecimento sem ligação

 

2. Planeje ações

Cada desperdício requer uma ação para ser reduzido, eliminado, controlado ou mitigado. 

3. Cheque a realidade

A realidade (GEMBA) é onde as coisas acontecem. Verificar o chão-de-fábrica. Uma técnica conhecida que aprendi numa palestra para resolver problemas é o TBC. Desenvolvida há muito tempo atrás, mas aprimorada ao longo dos anos, o acrônimo significa "Tire a Bunda da Cadeira". 

4. Faça as mudanças

Aja construtivamente, respeitando os envolvidos e promovendo engajamento das partes.  


5. Verifique as mudanças

Cheque se as mudanças simplificaram os processos e facilitaram o trabalho dos usuários. 


6. Mensure os resultados

Este é um fato decisivo nos processos de melhoria. Sem dados, terá sido apenas uma boa ação. No mundo atual vários projetos competem pelos mesmos recursos, portanto, é fundamental que se mostre o retorno da mudança. 


7. Padronize

Um projeto interessante deve ser escalável. 


8. Celebre

Não negligencie a celebração. Recompensar os esforços da turma vai criar massa crítica a favor de novos projetos. É importante divulgar os resultados, com fotos dos envolvidos, de modo que todos possam saber do potencial das pessoas, o que irá  abrir novas possibilidades. 


9. Faça de novo

Aos poucos vai se imprimindo uma nova cultura, e elevando o nível da organização. 


10. Documente a realidade

Futuramente vão lhe agradecer por isso. :-)

 
Após o fechamento do décimo ponto, retorne ao passo inicial, identificando novamente novas fontes de desperdícios. Parafraseando Marcel Telles, da InBev, falando na ocasião sobre custos, "O desperdício é como unha. Tem que cortar toda segunda-feira".

Luciano Oliveira
Curitiba, 15 de fevereiro de 2017.
lramosoliveira@yahoo.com.br

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