quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

#39 - Aprendizagem



Verdades sobre receptividade do ensino, adaptado do livro "Talento não é tudo - John Maxwell".

1. Nada é interessante se você não estiver interessado

Um dos maiores obstáculos ao ensino é a confiança em clichês e hábitos. Uma vez atingido o bem-estar pessoal, frequentemente o processo de aprendizagem é interrompido. Pessoas receptivas ao ensino são plenamente envolvidas com a vida. Interessam-se por descobertas, discussões, aplicações e crescimento. Há uma relação definida entre paixão e potencial.
"Nunca deixe passar um dia sem olhar para uma obra de arte perfeita, ouvir uma bela peça musical e ler, em parte, um ótimo livro." - Goethe

2. Pessoas bem-sucedidas veem o aprendizado de um modo diferente daquelas que não têm sucesso

Definitivamente há um mindset diferente entre o bem-sucedidos e os mal sucedidos. Uma destas diferenças é a capacidade de deixar a curiosidade guiar suas atitudes. Ao se propor a uma tarefa, faz com que as dúvidas o guiem a um mundo de pesquisa e descobrimento. Nunca acredita que o tema tenha se esgotado. É como o Universo, sempre em expansão.
"O vencedor sabe quanto ainda tem de aprender, mesmo quando considerado um especialista pelos outros. O perdedor deseja ser considerado um especialista pelos outros antes de ter aprendido o suficiente para saber quão pouco ele sabe." - Sydney J. Harris

 

3. O aprendizado tem por objetivo ser uma busca para a vida toda

Muitas pessoas consideram a aprendizagem como um evento, e não um processo. Cada estágio da vida possui lições a serem aprendidas. Dizem que o estudioso romano Catão começou a estudar grego quando tinha mais de 80 anos. Quando lhe perguntaram por que ele estava empreendendo uma tarefa tão difícil para sua idade, ele respondeu: Foi a idade mais nova que me restou.

4. As pessoas talentosas podem ser as mais difíceis de se ensinar

Um dos paradoxos da vida é que as coisas que o fazem ter sucesso de início raramente são as coisas que mantém seu sucesso. É necessário continuar aberto a novas ideias e estar disposto a aprender novas habilidades. Por isso que a escala do aprimoramento vai ficando cada vez mais difícil. 

"Se você não pode ser receptivo ao ensino, ter talento não lhe será de grande valia. Se você não pode ser flexível, ter um objetivo não lhe será de grande valia. Se você não pode ser agradecido, ter em abundância não lhe será de grande valia. Se você não pode ser mentoreado, ter um futuro não lhe será de grande valia. Se você não pode ser estável, ter um plano não lhe será de grande valia. Se você não pode ser acessível, ter sucesso não lhe será de grande valia."

5. O orgulho é o principal obstáculo à receptividade ao ensino

Alguns fracassos tiveram um currículo brilhante no passado, mas começam usando seu sucesso como uma licença para construir uma cerca em volta daquilo que tinham, em vez de continuar a arriscar e expandir para levá-los a níveis ainda mais altos.

Luciano Oliveira
Curitiba, 8 de fevereiro de 2017.
lramosoliveira@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário