Da psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades. Nas organizações, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. A resiliência de um indivíduo dependerá da interação de sistemas adaptativos complexos, como o círculo social, família, cultura, entre outros. A resiliência pode se apresentar ou não em vários domínios da vida de uma pessoa (saúde, trabalho, escola etc.) e variar ao longo do tempo.
Exemplos
Há muitos exemplos de resiliência ao longo da história. Nomes como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela e Mahatma Gandhi são os mais recentes e conhecidos. Venceram poderes através da persistência, resistência e coragem. Não se deixaram moldar pelo externo, e seus valores permaneceram firmes até a morte.Lições de liderança
Muitos pensam que na vida caminhamos sentido a alta performance, crendo que permaneceremos lá durante um bom tempo. Porém, na verdade a dinâmica da vida é mais parecida com picos e vales, onde nossa intensidade irá variar conforme as épocas. Portanto, a resiliência cumpre aqui seu papel na manutenção do indivíduo, mesmo quando os ventos não estão oportunos.É importante não se deixar moldar pelos maus exemplos do ambiente externo. Seus valores e atitudes precisam ser firmes, com a certeza que isto irá influenciar pessoas ao redor.
A vida é uma maratona, e não um tiro de 100 metros rasos. Por isso, mais importante que começar bem é terminar bem.
Luciano Oliveira
Curitiba, 5 de fevereiro de 2017.
- lramosoliveira@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário