sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

#34 - Por quê?


A análise dos 5 porquês é uma ferramenta central na solução de problemas. Deve-se perguntar repetidas vezes "Por que?" até que se encontre a causa original de um problema. Isto implica em mover-se para cima e para baixo numa 'escada de abstrações', de uma lacuna abstrata até que se cheque a observações concretas.

Os 5 Porquês requerem prática, pois é fácil acabar longe da causa original real. Uma regra básica e útil: as causas originais invariavelmente se classificam em uma destas 3 categorias:
  • Padrão inadequado
  • Aderência inadequada ao padrão
  • Sistema inadequado
Um exemplo extraído do livro "Produção Lean Simplificada - Pascal Dennis", relata um evento em uma fábrica de motores da Toyota:

Foram produzidas 900 unidades versus a meta de 1200
Por quê?
Porque o robô parou.
Por quê?
Porque houve sobrecarga e um fusível queimou.
Por quê?
Porque o braço não estava lubrificado adequadamente.
Por quê?
Porque a bomba de lubrificação não estava funcionando direito.
Por quê?
Porque há sujeira e entulho na mangueira da bomba.
Por quê?
Porque o motor da bomba foi projetado sem filtro.

A causa original da pane provavelmente seria ou 'padrão inadequado' ou 'aderência inadequada ao padrão'. 

Luciano Oliveira
Curitiba, 3 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário