quinta-feira, 4 de maio de 2017
#124 - Grande trabalho, grande carreira
Extratos do livro "Grande Trabalho, Grande Carreira", de Stephen Covey e Jennifer Colosimo.
"Uma grande carreira tem a ver com solucionar grandes problemas, encontrar grandes desafios e dar grandes contribuições."
"Além do mais, subir a escada corporativa não é o único caminho para uma carreira de sucesso. Há alternativas significativas ao para 'cima ou rua'. Você define sua própria grande carreira em termos do que seja uma vitória para você."
"Falando do trabalho de sua vida, os franceses usam a palavra métier, que originalmente significa 'ministério' ou 'serviço'. É uma boa palavra. Ela contém ecos de doar a si mesmo, servindo às necessidades dos outros e encontrar a satisfação que deriva de proporcionar serviços reais significativos."
"Empregados medíocres são maus líderes, fracos em trabalho de equipe. Eles são deixados de lado nos aumentos e nas promoções. Geralmente, são frustrados e entediados. Eles encontram pouca ou nenhuma satisfação em seu trabalho. Então por que não se empenhar na excelência? Você vai contribuir mais. Você se sentirá melhor. Você ganhará mais dinheiro. Você gerará maior credibilidade e terá maiores oportunidades."
"A Era do Conhecimento é uma era de turbulências e incertezas"
"Não há escassez de problemas, apenas de respostas."
"A Era do Conhecimento nos desafia a olhar para as necessidades humanas, pobreza, incompreensão, dor, ignorância e medo e a dizer ao mundo: 'Não precisa ser assim'."
"Já estamos tão ocupados tentando terminar o dia e trabalhando febrilmente no emprego atual, que nunca nos damos um tempo para mapear o que nós realmente gostaríamos de fazer."
"Os que criam uma grande carreira para si mesmos são aqueles que conseguem o tempo para definir sua contribuição e planejam como vão realizá-la".
"Um dos grandes dilemas humanos de nossa era refere-se ao desperdício de potencial humano."
"No futuro haverão cada vez menos empregos onde você venda o seu tempo."
"Na Era Industrial, as pessoas simplesmente perguntavam: Qual a descrição de minha função? Agora, de acordo com Peter Drucker, trabalhadores da Era do Conhecimento devem aprender a perguntar: Qual deve ser a minha contribuição?"
"Muitos trabalhadores ficam tão inseguros no trabalho que passam uma boa parte do dia fingindo trabalhar. Isto gera mais estresse negativo que trabalhar em excesso. O resultado é uma grave, porém oculta, depressão no escritório."
"A menos que você invista em sua carreira, você sempre se encontrará subempregado, frustrado e, talvez, oprimido pela culpa."
"Você não é a sua função."
"A ferramenta mais importante que você pode ter hoje, em negócios, é uma curiosidade insaciável. No momento em que você a perde, você está acabado."
"Você tem que possuir uma mentalidade de um solucionador de problemas, continuamente fascinado por novos desafios."
"Muitas pessoas estão desligadas de seu trabalho; elas não estão nem realizadas, nem excitadas. Mais que tudo, elas se sentem impotentes para mudar qualquer coisa e culpam a organização, o chefe, a falta de autoridade ou o fato de que ninguém está contratando."
"Muitas pessoas estão congeladas, inativas, esperando por seu chamado, sua vida melhor."
"Se você pode ajudar seu empregador a vender, suas chances de vencer disparam."
"Quanto mais orientado para soluções você se tornar, mais valor você terá."
"Você não pode realizar sozinho algo realmente valioso."
"Os entrevistadores não perguntam mais se você tem as habilidades de que precisam - eles agora pedem que você diga quais ocasiões específicas em que você usou suas habilidades. Você deve estar preparado para contar uma história rápida sobre esta experiência."
"Independentemente do emprego que você tem, você pode vir a amar o seu trabalho e fazer uma grande carreira, exatamente onde está. É uma questão de mentalidade."
"Ao invés de pensar positivamente, pense significativamente."
"Não importa em que emprego você esteja, você deve constantemente recriá-lo - ou você se tornará irrelevante bem rápido."
"Um caminha fácil produz pouca força de caráter ou capacidade."
"A única carência de oportunidades está em sua mente."
"O velho paradigma da Era Industrial diz que você está à mercê da economia, do mercado, de seu chefe, da descrição da sua função, dos procedimentos operacionais padrão e de tudo mais que o faz uma vítima. Por outro lado, na Era do Conhecimento, você não procura por um emprego, você procura por um problema significativo para solucionar, uma oportunidade excitante da qual poderá tirar proveito."
"É impossível ter uma grande vida, sem que ela seja uma vida significativa. E é muito difícil ter uma vida significativa, sem um trabalho significativo."
Luciano Oliveira
Curitiba, 4 de maio de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br
Marcadores:
aprendizagem,
autoconhecimento,
carreira,
compromisso,
era do conhecimento,
gestão de pessoas,
hábito,
legado,
liderança,
propósitos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário