quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

#12 - Pali-Pali



Pali-pali é um termo em coreano, cujo significado informal indica uma urgência, pressa, necessidade de ser rápido e breve. 

A expressão é utilizada no dia-a-dia, em casa, no ônibus ou metrô, e faz parte da cultura do povo coreano, principalmente numa grande e dinâmica cidade como Seul, a capital da Coréia do Sul. 

Algumas décadas atrás a Coréia do Sul era um país pobre, subdesenvolvido, marcado pelas dominações chinesa e japones, guerra e caos. Transformou-se em 50 anos na 3a maior economia da Ásia, e a 13a do mundo. Abriga as maiores companhias de tecnologia do mundo, como LG, Samsumg, um setor industrial pujante, e o maior construtor mundial de navios.

É impossível creditar o Milagre do Rio Han a um fator apenas. Mas os feitos do povo sul-coreano são formidáveis. Pali-pali representa parte deste espírito, de necessidade urgente de mudança, de movimento e entrega. 

A inquietação na medida certa traz consigo o senso de mudança, de inconformismo com o status-quo, e é gatilho para a realização de transformação. Pali-pali!


 Luciano Oliveira
Curitiba, 12 de janeiro de 2017.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário