Neemias é um personagem bíblico descrito no Antigo Testamento, em livro homônimo.
Era copeiro do rei Artaxerxes. Vivia no palácio, numa época onde a nação israelita encontrava-se exilada. Era o responsável pela alimentação do rei, provando do vinho real antes que pudesse ser entregue ao monarca, protegendo-o de envenenamento e morte.
Apesar da situação cômoda que ele e outros poucos judeus viviam naquele cenário desfavorável, seu coração se atribulava com as condições de destruição de sua terra natal, Jerusalém. Por isso, pediu cartas ao rei para que pudesse ir à Jerusalém reedificar os muros.
Os muros de uma cidade não somente a protegiam contra exércitos inimigos, mas dava aos cidadãos a sensação de pertencimento e filiação. Ao chegar na cidade, mobilizou um grupo para que pudesse iniciar a obra.
"Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio." - Neemias 2:17
Pronto encontrou oposição. Sambalate, Tobias e Gesém buscavam formas de dissuadi-lo do projeto. Eles tentaram distintas estratégias.
- O menosprezo - Neemias 2.19; 4.2
- A calúnia e injúria - Neemias 4.8
- A distração - Neemias 6.2
- A mentira - Neemias 6.6
- O suborno - Neemias 6.12
- O temor - Neemias 6.14, 19
Apesar da intensa oposição, Neemias conseguiu êxito neste projeto. Reparou as brechas, edificou muros e construiu casas. Restaurou a dignidade e moral do povo, e o orgulho da nação. O povo pode regressar para sua terra. Restabeleceu a lei e o culto a Deus.
Lições de liderança
Neemias nos oferece distintas lições de liderança. Ele percebeu que se dependesse apenas dele não poderia seguir com sua obra. Buscou direção e força em Deus, e junto com seus compatriotas seguiram focados a um único objetivo. Sabia que estava servindo a um propósito maior que amontoar alguns tijolos, ou deixar seu nome na história.
Foi exemplo de líder servidor aos seus liderados, abrindo mão dos privilégios que sua posição política poderia proporcionar (Neemias 5.14). Isto deu força moral para que ele pudesse cobrar o mesmo comprometimento.
Tinha estratégia na condução do projeto, principalmente nas horas mais tensas, onde as ameaças eram prementes.
Apesar das dificuldades do projeto, soube celebrar os marcos (milestones), não deixando o entusiasmo se perder na árdua tarefa.
Luciano Oliveira
Curitiba, 13 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário