Há uma 'teoria' que diz que se fizermos algo por 21 vezes seguidas, isto torna-se um hábito. Portanto, esta é minha 22 postagem neste projeto pessoal, que pretendo seguir até 31/12/2017. Ainda não vejo como hábito, mas confesso que não tem sido tão pesado escrever quanto deve ser para ler as postagens. :-)"Cuidado com seus pensamentos: eles se transformam em palavras.Cuidado com suas palavras: elas se transformam em ação.Cuidado com suas ações: elas se transformam em hábitos.Cuidado com seus atos: eles moldam seu caráter.Cuidado com seu caráter: ele controla seu destino."
A disciplina é um característica fundamental para o desenvolvimento do líder. É preciso consistência de ação, firmeza e certa dose de previsibilidade. Difícil é desenvolver bons hábitos, mas aí reside a diferença entre a mediocridade e a excelência.
Líderes bem-sucedidos conservam hábitos que os destacam da maioria. Seus pensamentos estão sempre voltados em algo produtivo, de modo que na verdade não são eles que possuem os hábitos, mas os hábitos os possuem.
"É mais fácil perder o trono que o hábito." - Ferdinando IV
Hábitos negativos são conhecidos como vícios, igualmente difícil de se perder, mas que provocam danos naqueles que os possuem.
Jesus tinha o hábito de orar, e recomendou isto a seus discípulos. Ele sabia que não era fácil desenvolver este hábito, mas era um grande exemplo de uma vida piedosa de oração.
Penso que as seguintes dicas são valiosas no desenvolvimento de um bom hábito:
-> Recompensa: Entenda qual o benefício aquele hábito trará, e em quanto tempo.
-> Não racionalize demais: um alto executivo de uma empresa, admirável por conseguir se exercitar numa intensa agenda, disse que deixava toda a roupa de corrida na porta de saída. Assim que acordava, já trocava de roupa e saída. Quando percebia, já estava correndo, sem tempo para negociar consigo mesmo.
-> Revise os benefícios: vez ou outra, faça uma revisão dos benefícios conseguidos até então com o novo hábito. Isto dará força para priorizá-lo ainda mais. Um dos maiores empecilhos é justamente investir energia sem um resultado imediato.
-> Envolvimento: utilizar a socialização no estabelecimento de um novo hábito é importante. Ao invés de correr só, busque se inscrever em corridas regulares com um grupo. Fazer atividades em grupo ajuda na motivação.
Luciano Oliveira
Curitiba, 22 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário