Por algumas vezes podemos ter problemas em nossas relações no trabalho. Um lugar onde passamos pelo menos 25% de nosso tempo, muito pode acontecer, inclusive no tratamento com os pares. E sempre vale a pena restaurar um relacionamento.
Rick Warren forneceu em seu livro "Uma Vida com Propósitos" sete passos bíblicos para a restauração do relacionamento:
1. Fale com Deus antes de falar com a pessoa
Converse sobre o problema com Deus. Se antes demais nada você for orar a respeito do conflitro em vez de fofocar com um amigo, descobrira que em geral ou Deus muda o seu coração, ou muda o coração de outra pessoa.2. Tome sempre a iniciativa
Não importa se você ofendeu ou foi ofendido. Deus espera que você dê o primeiro passo. Quando a comunhão é prejudicada ou rompida, planeje imediatamente uma conferência de paz. Não fique procrastinando, arrumando desculpas, nem prometa: 'Dou um jeito nisso um dia desses'. Programe um encontro o mais rápido possível. Demoras só aprofundam ressentimentos e pioram a situação. Quando se trata de conflitos, o tempo não cura nada; ele faz que as mágoas se aprofundem.3. Tenha compaixão pelos sentimentos dos envolvidos
Use mais os ouvidos do que a boca. Antes de procurar solucionar qualquer desavença, você deve primeiro dar ouvidos aos sentimentos das pessoas.A frase "cuidar de" é a palavra grega skopos, de onde formamos as palavras telescópio, e microscópio. É prestar total atenção. Concentre-se em seus sentimentos e não nos fatos. Comece pela compaixão, e não pela solução.
"As pessoas não se importam com o que sabemos até que saibam que nos importamos."
4. Confesse sua parte no conflito
Se deseja realmente restaurar um relacionamento, deve começar admitindo seus próprios erros. É importante utilizar ajuda a uma terceira pessoa, para tentar visualizar pontos cegos de nossa personalidade. Ore a Deus pedindo clareza, e quanto do problema foi causado por você.Muitas vezes a forma que lidamos com o conflito cria um problema ainda maior que o problema inicial em si.
5. Invista contra o problema, não contra a pessoa
Não há como solucionar o problema se você estiver preocupado em identificar a culpa."A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." - Provérbios 15:1
Durante a Guerra Fria, ambos os lados concordaram que algumas armas era tão destrutivas que jamais deveriam ser usadas. Atualmente, as armas químicas e biológicas foram banidas, e os estoques de armas nucleares estão sendo reduzidos e destruídos. Para o bem da comunhão, vocês deve destruir seu arsenal de armas nucleares relacionais, ou seja: condenar, menosprezar, comparar, rotular, insultar, ser irônico e sarcástico.
6. Coopere tanto quanto possível
A paz sempre tem uma etiqueta de preço. Às vezes custa o nosso orgulho; frequentemente custa o nosso egoísmo. Pelo bem da comunhão, faça o melhor que puder para chegar a um acordo.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" - Mateus 5.9
7. Dê ênfase à reconciliação, e não à solução
Não é realista esperar que todos concordem a respeito de tudo. A reconciliação se atém ao relacionamento, enquanto a solução se atém ao problema. Quando focamos a reconciliação, o problema perde importância e não raro se torna irrelevante.Podemos restabelecer um relacionamento mesmo quando somos incapazes de resolver nossas diferenças. Podemos discordas sem ser desagradáveis.
Luciano Oliveira
Curitiba, 29 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário