quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

#18 - Medo


"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." - Marcos 5:36

Na vida o medo é um companheiro mais que certo. Presente quase todos os dias, ora serve para nos alertar do perigo e proteger a espécie, ora nos paralisa e provoca a inabilidade de seguir caminhando. 

Houve um homem na narrativa bíblica que certa vez pediu ajuda a Jesus Cristo quanto as condições de saúde de sua filha. Jairo era um alto líder religioso do judaísmo. A esta altura Jesus começava a despertar a curiosidade e animosidade de muitos. Os líderes achavam que Jesus era um charlatão, e por isso Jairo teve de se submeter a um alto risco político ao se aproximar dele. Em pouco tempo o estado de saúde da menina deteriorou, e ela veio a falecer antes que Jesus pudesse atendê-la. 

Imagino que Jairo oscilou entre o desespero da perda da filha, e a vergonha de ter se submetido ao "novo profeta" da época. Antes que suas emoções viessem a dominar-lhe, Jesus lhe disse: "Não temas, Jairo. Crê somente". 

Medo e ansiedade
A ansiedade é a reação do nosso corpo pela falta de controle. Se não temos controle sobre determinada situação, ficamos ansiosos. Assim é com a doença, a iminência de uma demissão, um acidente e até a crise global. 

Viver é arriscar-se em incertezas. Portanto, independentemente da vontade individual, haverão momentos que as coisas sairão do comando. Mesmo assim precisamos estar  planejando sempre, porém dispostos a lidar com contingências que se apresentarão. 

A espiritualidade é a âncora para a alma, e a a Bíblia Sagrada fala sobre "uma paz que excede o entendimento".  Saber que há Alguém que lhe ama, cuida e protege traz um senso de pertencimento formidável, e isto dá a força emocional que necessitamos. 

Outra consideração importante é a consciência que as dificuldades é que nos forjam líderes melhores. Pense em Churchill, Getúlio Vargas, Caxias, Martin Luther King, Gandhi e outros líderes conhecidos.  Todos, sem exceção, tiveram de enfrentar grandes problemas algum dia. Saber enfrentar dificuldades trazem a estabilidade emocional que um bom líder deve ter.

"Um navio está em segurança no porto, mas não é para isso que servem os navios." - William Shedd

Um final
Jesus pôde visitar a casa de Jairo, e trazer sua filha de volta mesmo quando a esperança já tinha ido embora. Jairo possivelmente já não era mais a mesma pessoa depois deste momento de aperto. Sua forte experiência o tornou mais maduro, tensionou seus músculos e nervos, e provavelmente o fez alguém ainda mais sábio.




Luciano Oliveira
Curitiba, 18 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário