A Bíblia Sagrada diz:
"Ensina-nos
a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." - Salmos
90:12
"Portanto,
vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios. Remindo o tempo; porquanto os dias são maus." - Efésios 5:15,16
Christian Barbosa publicou o livro "A Tríade do Tempo", e o dividiu em uma trindade, a saber: IMPORTANTE, URGENTE e CIRCUNSTANCIAL.
A esfera do IMPORTANTE contempla as atividades que realmente são fundamentais em nossas vidas, e que deveríamos nos concentrar, pois traz resultados verdadeiramente efetivos. Ao viver nesta esfera, o resultado será algo diferente e melhor.
A esfera do URGENTE são as ações que não têm prazo, pois precisam ser feitas imediatamente, Do contrário, gerarão dano. Nem sempre são ações importantes, e muitas vezes é fruto da procrastinação.
A esfera do CIRCUNSTANCIAL é a realização de uma tarefa movida pela situação, condição, ambiente ou outra pessoal, independentemente de sua vontade. É o caso de uma visita inesperada, que acaba atrapalhando outros planos da família.
Algumas composições perigosas da Tríade do Tempo:
1. O Super-Homem
Tem a esfera da URGÊNCIA mais pronunciada e relevante em sua vida. Tem a tendência de viver salvando a humanidade, e que apagar incêndios seja algo normal e natural.
2. Hommer Simpson
Tem a esfera da CIRCUNSTÂNCIA como a mais destacada. Faz o que é socialmente aceitável, trabalha num emprego que não gosta porque não conseguiu algo melhor, mas também não tenta sair de lá. Se porta como um escravo de seu destino.
3. O Equilibrista
Este perfil tenta equilibrar todas as áreas na mesma proporção. Geralmente diz poucos "nãos", e tem sua energia drenada durante o dia, chegando esgotado em casa para tentar recobrar um pouco os ânimos.
O modelo ideal
Ainda de acordo com Christian, o modelo ideal seria de 70% para o IMPORTANTE, 20% para o URGENTE e 10% para o CIRCUNSTANCIAL.
Caso se interesse, é possível mapear sua Tríade do Tempo através do link https://www.triadps.com/TesteTriade/
Luciano Oliveira
Curitiba, 7 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário