Ele percebeu que seu trabalho sempre era interrompido por distintas razões. Enquanto tentava se deter numa determinada tarefa, perdia seu foco pelo latido do cachorro, um telefonema, atender alguém batendo à porta, um copo de café e etc.
Numa dessas ocasiões, viu ao lado da geladeira o conhecido temporizador no formato de tomate (pomodoro em italiano). Cansado de não conseguir desenvolver suas atividades adequadamente, marcou um tempo determinado de 25 minutos, onde se deteria integralmente na atividade. Parece ter funcionado, e ele começou a explorar mais esta prática, e desenvolveu então a chamada Pomodoro Technique.
A técnica Pomodoro consiste no seguinte:
- Escolha a tarefa que necessita ser feita.
- Faça um voto consigo mesmo: sem nenhuma interrupção pelos próximos 25 minutos.
- Dedique-se totalmente a esta tarefa nos próximos 25 minutos, até que o temporizador avise. Se neste tempo lembrar que há algo que precisa ser feito, marque numa folha de papel em separado.
- Quando o temporizador avisar, marque o ponto aonde chegou na tarefa.
- Faça uma pequena pausa. Relaxe por uns 5 minutos em algo não relacionado com o trabalho.
- A cada 4 períodos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa. 20 ou 30 minutos. O cérebro irá usar este tempo para assimilar o conteúdo e as novas informações, e descansar para o próximo ciclo de Pomodoros.
Luciano Oliveira
Curitiba, 30 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário