Produtividade refere-se à capacidade de produzir e sua relação com a disponibilidade de recursos. Quando maior a produção a partir de recursos definidos, maior a produtividade. Por isso, alta produtividade está relacionada com criatividade, padronização e visão Lean.
Matéria publicada neste final de semana no jornal "A Gazeta do Povo" mostra como a produtividade no Brasil diminuiu consideravelmente nas últimas décadas. É lugar-comum as informações de nossos resultados no exame internacional Pisa, dificuldades de se abrir uma empresa no Brasil, burocracia, impostos e outros entraves. Porém, um fato que chama atenção é nossa comparação com outros países, especialmente os sul-coreanos. Veja abaixo:
Fonte: Gazeta do Povo, 7 de janeiro de 2017
A educação foi um dos principais fatores que fizeram da Coréia do Sul uma potência mundial. Mas também perdemos para o Chile, considerado conosco um país em desenvolvimento.
Efeitos da baixa produtividade
Os efeitos da baixa produtividade são cruéis. Produtos caros e de qualidade mediana dificilmente encontram mercado. Pouca valorização de mão-de-obra qualificada, salários mais baixos e piora da qualidade de vida em geral.
Obviamente políticas públicas precisam melhorar para contribuir com o processo de aumento de produtividade, e infelizmente o futuro não parece tão esperançoso neste sentido. Por isso, as ações terão de vir do chão-de-fábrica, do dia-a-dia, da força de vontade e iniciativa individual.
Inovação
O índice de inovação das empresas brasileiras também caiu, de acordo com a matéria. Com isso, estaríamos fazendo mais do mesmo, e mesmo assim esperando resultados diferentes.
Fonte: Gazeta do Povo, 7 de janeiro de 2017
Nossas universidades também não produzem a mão-de-obra com a qualificação necessária. Estamos ficando para trás, e com a velocidade da informação hoje, o gap entre os países desenvolvidos e o Brasil fica muito maior a cada ano.
E os líderes?
Os líderes devem reconhecer os resultados aquém do esperado. Não adianta reclamar do governo, da crise, da política da empresa ou do imperialismo ianque. Deve-se buscar capacitação e arregaçar as mangas para o trabalho. Há por aí ilhas de alta produtividade as quais se podem buscar exemplos de inovação e alta produtividade. Mudanças simples que podem ser implementadas hoje estão à disposição, mas cabe ao líder 'tocar o bumbo' na direção correta.
Luciano Oliveira
Curitiba, 8 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário