A liderança tem inúmeras definições, mas ao mesmo tempo nenhuma que consiga condensar em poucas palavras seu significado. É fácil reconhecê-la, porém difícil defini-la.
Assim também é a honestidade. Aprendemos desde cedo a reconhecer uma atitude e uma pessoa honesta. Está atrelada a justiça, equidade, sinceridade, mas também à consideração, humildade, escrúpulo e empatia.
Um relato recente viralizou na Internet sobre o atendimento prestado pelo Rei do iPhone, na Santa Ifigênia, em São Paulo. Trata-se de um caso de honestidade nas relações de comércio.
Mas algo me chama muito a atenção. Muitos líderes se orgulham por serem pessoas sinceras. Abaixo o comentário da palavra sinceridade no dicionário bíblico Strong:
sinceridade (do grego eilikrineia): "julgado pela luz do Sol." A palavra faz alusão aos bazares orientais em que a cerâmica era exposta em ambientes pouco iluminados. Mercadores inescrupulosos remendavam peças rachadas ou cobriam defeitos com cera. Os compradores espertos segurariam a cerâmica contra a luz e julgariam sua qualidade através da luz do Sol. Eilikrineia é uma honestidade transparente, pureza genuína, clareza manifesta e inocência imaculada. Descreve alguém que não teme o exame de seus motivos e intenções, pois não tem nada a esconder.
Sinceridade é uma excelente qualidade, mas que conserva, assim como uma moeda, dois lados. O lado bom tem a ver com sua etimologia acima, mas o lado perverso com a capacidade de alguém esconder uma abordagem agressiva por trás do pretexto de ser sincero. Ou seja, querendo ser transparente (sin cera), o líder pode cair na armadilha de ser excessivamente duro. Numa sociedade onde como se fala é tão importante quando o que se fala, há de se concordar que as emoções podem ter grande influência no resultado desejado.
Portanto, prefiro uma sinceridade honesta, que leva em consideração aspectos do todo mais que da mensagem só. O líder precisa agir com honestidade acima de tudo, cobrando resultados de seus liderados pois isso é fundamental no progresso, mas também perguntando a si mesmo quais condições lhes são oferecidas para chegar naquele alvo.
"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo." - Tiago 2:12,13
Luciano Oliveira
Curitiba, 26 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário