sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

#20 - Trump


Hoje, 20 de janeiro de 2017, os EUA empossam seu 45 presidente da história. 

Donald John Trump sucede Barack Hussein Obama II como o líder da nação mais poderosa do mundo. Obama é conhecido como um cara boa praça, de riso fácil e mais popular fora dos EUA que lá dentro. Já Trump ficou popular por seu sucesso empresarial, ao construir um império imobiliário, e também por ser uma figura caricata no meio artístico. Nada poderia ser mais antagônico, e de difícil compreensão.

Diferentes estilos de liderança trocam o bastão nesta tarde em Washington. Trump personifica o líder durão, de personalidade forte e direto, sem meias-palavras. Coloca sobre si uma grande responsabilidade, e suas ações são uma grande incógnita num mundo mais instável que 8 anos atrás. Grandes expectativas pairam sobre seu governo, mas há a certeza que não será mais do mesmo. 

Certas características de liderança de Trump podem ser admiradas. Segurança acerca de si é fundamental em situações de crise, mesmo quando não se sabe 100% o que fazer. Cercar-se de pessoas competentes, notáveis e melhores que si é algo que Trump também parece fazer bem, como se não tivesse medo de estar com gente melhor que ele. Mas cobrar resultados talvez seja um dos pontos fortes de Trump, que podem ser aplicados no dia-a-dia. 

Sucesso é feito de ações e resultados. Portanto, um bom líder é aquele que fazer uma prestação de contas regular com seus liderados, dá feedback e corrige rotas no meio do caminho. 

God bless America!

Luciano Oliveira
Curitiba, 20 de janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário