sábado, 21 de janeiro de 2017

#21 - Oportunidade

https://abrilmundoestranho.files.wordpress.com/2016/08/574618080e2163457506b06f117461_papel-de-parede-barco-a-velas-117461_1400x1050.jpeg?quality=70&strip=all&strip=all


Oportunidade.

"Do latim opportunitas. Vem da união do prefixo ob-, "em direção a" e da palavra portus, "porto de mar". Originalmente a palavra era usada apenas para representar os ventos mediterrâneos que colaboravam para os barcos à vela partirem de, ou chegarem a um determinado porto. Os ventos eram "oportunos" ou "inoportunos" a uma determinada intenção." - Dicionário Etimológico


Um porto representa o destino certo, planejado e alcançado pelo comandante do navio, e tão esperado pela tripulação. Oportunidade é aproveitar os ventos e rumar para o lugar certo.  

Costumo dizer para minha filha que a oportunidade é como um ônibus, que deve-se cuidar para não perdê-lo. Um amigo diz que ela é um bicho cabeludo na frente e careca atrás. Ou seja, se não agarrar quando vem, não vai conseguir pegar quando foi.

Não concordo que cada dia dá-nos uma oportunidade nova. Minha crença é que cada momento, se bem visto, oferece uma nova chance de começar algo grande e relevante. Se a manhã foi improdutiva, pesada e torta, a tarde pode ser a chance de mudar isso. Como? Inscrever-se num curso, ler um livro diferente, começar a escrever um livro, por no papel um plano para realizar um antigo sonho. Tudo começa com um passo apenas.  


O grande impedimento à realização do sonho é a distância entre o agora com suas demandas urgentes, e o lugar onde o sonho está.  Por não poder estar aonde o sonho acontece, vamos deixando para depois. Porém, se não pode navegar, ao menos ajuste as velas. Se não pode ajustar, faça o plano de navegação. Apontar para a direção certa é tão importante quanto dar um passo para lá. 


Luciano Oliveira
Curitiba, 21 de janeiro de 2017.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário