Duração e Intensidade. Duas variáveis fundamentais na carreira de um líder. Muitos líderes possuem alta capacidade de trabalhar anos a fio num projeto, empresa, igreja ou organização social. Geram resultados medianos em algum tempo, e eventualmente algum resultado de maior impacto. São os tipo corredores de maratona.
Outros líderes possuem um perfil mais intenso. Tiros curtos, buscando alto impacto. Resiliência não é sua força principal. São como lutadores de MMA. Treino intenso para uma luta que pode durar 30 segundos, e gerar milhões em receita.
Considero como Impacto a relação de duração x intensidade. Porém, intensidade tem mais peso do que a duração. Pense em Usain Bolt na final olímpica dos 100 metros rasos, e no vencedor da maratona. Qual é o mais emocionante, e atrai mais atenção?
Assim, talvez pudéssemos usar a relação:
Impacto = Duração + 2 x Intensidade
Jesus Cristo teve um ministério de 3 anos, e mudou o curso da história.
Alexandre, o Grande, faleceu aos 33, integrando os reinos do mundo existente debaixo do Império Grego.
É muito improvável (senão impossível) ter alta intensidade o tempo todo. A persistência, paciência, resiliência e perseverança são características muito importantes, mas é fundamental se envolver e liderar projetos onde se vai entregar resultados relevantes de alto impacto, que irão alterar positivamente o ambiente, e mudar a vida de pessoas as redor. E isto só se poderá quando se fizer com alta intensidade.
"Tudo
quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na
sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem
sabedoria alguma." - Eclesiastes 9.10
Olímpia, 4 de janeiro de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário