sexta-feira, 31 de março de 2017

#90 - Custos


Imagine que você foi recentemente alçado a posição de gestor, e na semana seguinte é obrigado pelo diretor a demitir boa parte da equipe. Deveria ser uma situação difícil pela carga emocional que o momento pede, mas que exigirá um empenho extra. 

Porém, haveria algumas formas de tentar evitar chegar neste momento, ou ao menos reduzir os impactos. De acordo com o Instituto de Estudos Financeiros, é possível implementar algumas medidas que poderão reduzir o corte de pessoal, já que esta é uma medida que pode tirar conhecimentos valiosos da empresa e acabar com processos vitais para a sobrevivência.

Como reduzir gastos

  • Renegocie contratos - com a crise imobiliária, é possível renegocias bons preços a longos prazos.
  • Elimine falhas de comunicação - isto irá evitar retrabalhos. 
  • Terceirize processos secundários - medida rápida de redução de gastos.
  • Otimize e enxugue processos.
  • Reduza custos fixos, como telefone, luz, água, frete.
  • Consolide parcerias estratégicas e sinergias que contribuem para redução de custos.

" Mandar pessoal embora é fácil, mas montar uma estratégia de sobrevivência é outra coisa." - Vasco Martins


Luciano Oliveira
Caxias do Sul, 31 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quinta-feira, 30 de março de 2017

#89 - Liderança


Palavras do apóstolo Paulo ao jovem Timóteo:

"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória." - 1 Timóteo 3.1-16, Bíblia Sagrada.

Procura-se líderes que sejam exemplos para as novas gerações. Que sejam competentes e éticos. Hábeis e honestos. Bons oradores, mas também exemplos de moral, que possam inspirar a vida de tantos jovens inteligentes e bem-educados que estão surgindo. 

Uma boa liderança baseia-se no exemplo, de atos que possam ser copiados e referenciados. 

Luciano Oliveira
Tibagi, 30 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quarta-feira, 29 de março de 2017

#88 - Desperdício


13 sinais de pessoas que sentem desperdiçar suas vidas, pela psicóloga Carol Morgan:

  1. Gastam muito tempo em coisas que não valem a pena
  2. Reclamam muito
  3. Cabeça está constantemente vazia
  4. Mantém um diálogo negativo consigo mesmo
  5. Não se sentem inspirados
  6. Não planejam o futuro
  7. Passam muito tempo com pessoas que não ajudam no seu desenvolvimento
  8. É viciado no seu celular
  9. Gasta dinheiro em coisas desnecessárias
  10. Não dorme o suficiente
  11. Não cuida do seu corpo
  12. Não sai de sua zona de conforto
  13. Vive uma vida que não gosta

E eu acrescentaria um 14:  Se distraem com frequência.

Luciano Oliveira
Tibagi, 29 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

terça-feira, 28 de março de 2017

#87 - Stress



Stress é um termo da mecânica, que designa a capacidade dos materiais de suportar determinada força até seu rompimento.

Ainda complementando o artigo de 27/3/17 sobre Desmotivação, há uma clara diferença entre Cansaço e Stress.

O professor Mário Sérgio Cortella dá uma importante dica sobre como diferenciar um e outro. Quando o despertador tocar às 6 da manhã, se você quiser ficar na cama mais um pouquinho, é cansaço. Se não quiser levantar, é stress. 

Cura para o stress

Cortella diz que apenas a identificação de seu propósito de vida, e a prática efetiva dele, é capaz de curar o stress. E por fim acrescenta:


"O stress é o esforço que você não enxerga para que está fazendo."

Luciano Oliveira
Tibagi, 28 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

segunda-feira, 27 de março de 2017

#86 - Desmotivação


Pequeno artigo da Michael Page destaca 4 sinais de um funcionário desmotivado:

  • Queda de produtividade
  • Doenças e faltas frequentes
  • Mau comportamento
  • Reclamações de outros membros

Uma matéria da Revista Pazes também descreve um paralelo nas questões emocionais do indivíduo no trabalho. Diz que esgotamento mental não é frescura. Hormônios como cortisol e noradrenalina são reduzidos em pessoas com alto nível de estresse, trazendo falta de atenção, dificuldade de memória, perda de concentração, pensamento mais lento, desânimo, alterações no sono e, é claro, cansaço – excessivo e crônico.

É impressionante que um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) colocou o burnout como uma das principais doenças dos europeus e norte-americanos, ao lado do diabetes e das doenças cardiovasculares.

Como lidar?


É importante reconhecer se a desmotivação vem por falta de uma perspectiva adequada, ou pela carga emocional pontual.

No caso das perspectivas futuras, é importante refletir sobre a carreira , propósito e vocação. Fazer o que gosta ou aprender a gostar do que faz é fundamental para uma vida profissional feliz. Senso de direção ajuda a passar pelos momentos mais duros.

Entretanto, no caso de crises agudas de burnout, psiquiatras aconselham que ter horas de relaxamento e diversão é muito importante. Muitas vezes as pessoas que sofrem com esses males investem muita energia no trabalho em detrimento de outros aspectos da vida, como família, amigos e lazer. Isso acaba causando um desequilíbrio que prejudica a qualidade de vida e o bem-estar. Os especialistas afirmam que o lazer também é parte importante do dia a dia e deve ser valorizado. 

Luciano Oliveira
Curitiba, 27 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

domingo, 26 de março de 2017

#85 - Provérbios

 que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.
A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.
Provérbios 11:24,25

"Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido."

Generosidade é um princípio cristão muito reforçado em toda a narrativa bíblica. Mas, muito mais que um ato de obediência, é um ato de sabedoria e amor. Ser generoso também atrai riquezas para si mesmo. A avareza é como tentar reter um pássaro, apertando tão forte a ponto de sufocá-lo. Liberar é ganhar, e dar é prosperar. 


Luciano Oliveira
Curitiba, 26 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sábado, 25 de março de 2017

#84 - Oferta


"'E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes." - Marcos 6:38, a Bíblia Sagrada

Estas palavras foram ditas por Jesus durante o evento da multiplicação dos pães e peixes. Seus discípulos foram desafiados a alimentar uma multidão, mas diante da sua incapacidade, Jesus perguntou o que tinham nas mãos.

Cinco pães e dois peixes eram inúteis para alimentar uma multidão de 5.000 homens, fora mulheres e crianças. Mas foi a matéria-prima usada por Jesus para revelar seu milagre aos homens, e passar sua mensagem de amor. 

Da mesma maneira ela convida a todos a apresentar o que tem. Uns têm muitas habilidades, outros poucas. Mas Deus convida todos, sem exceção, a serem colaboradores com sua oferta, a fim de construir o maior de todos os milagres: a vida.

Luciano Oliveira
Curitiba, 25 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sexta-feira, 24 de março de 2017

#83 - Resiliência


"Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez 100 vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes."
- Jacob Riis -


Não são poucas as situações que exigem de nós paciência e resiliência. Bom ânimo para suportar frustrações, e seguir avançando na direção de um propósito. 

Quando não se vê uma luz no fim do túnel, considere acerca de seu objetivo maior. Tenha certeza que as dificuldades momentâneas forjam nosso emocional no caminho de uma vida mais madura. 
 

Luciano Oliveira
Curitiba, 24 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br


quinta-feira, 23 de março de 2017

#82 - Aprendizagem 4.0


"Diga-me, e eu esqueço.
Ensina-me, e eu me lembro.
Envolva-me, e eu aprendo."

 - Benjamin Franklin -

Todo o mundo está mudando, inclusive a forma de aprender. Não é mais um MBA que fará a diferença, mas a atitude de cada um frente ao desenvolvimento pessoal.

Um breve Ted Talk de Murilo Gun sobre aprendizagem criativa.




Luciano Oliveira
Curitiba, 23 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quarta-feira, 22 de março de 2017

#81 - The business traveler


Quem sempre viaja a trabalho já passou por diversas sensações. Desde a euforia de ir até o aeroporto, voar de avião e conhecer novos lugares e pessoas, até o amargo de ter de deixar coisas mal resolvidas e outras pendências sociais e emocionais. 

O viajante aprende a viver e encontrar consigo mesmo. Torna-se o seu confidente. Seus amigos já não são muitos, mas são os melhores. Enquanto falta tempo para sua família, tem tempo para sua alma, naquela hora que sozinho coloca a cabeça no travesseiro.

Sua vida é cheia de expectativas, mas a maior delas é a de chegar no melhor destino de todos: a sua casa.


Luciano Oliveira
Jaguariaíva, 22 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

terça-feira, 21 de março de 2017

#80 - Provérbios 4.23


"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." - Provérbios 4.23

Guardar o coração significa blindar os sentimentos contra mágoas, e as emoções dos traumas da existência. Viver é bom, mas é arriscado. E viver bem é arriscar-se ainda mais, principalmente nas relações que vez ou outras podem nos estranhar.

O mundo do trabalho às vezes pode ser cruel e injusto. Mas cabe a nós responder a altura, de uma forma serena e sábia, com vistas nas relações de longo prazo e nas voltas que o mundo dá. Isto requer muito boa vontade, e para muitos a ajuda 'de cima', pois não é fácil suportar-nos uns aos outros. Evite as tentações dos atalhos, e de querer vencer apenas pela retórica. Mais importante é criar pontes que muros.


Luciano Oliveira
Jaguariaíva, 21 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

segunda-feira, 20 de março de 2017

#79 - Epitáfio


Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr.

Epitáfio, Titãs. 

A música acima tem sido um dos grandes sucessos da longeva banda nacional Titãs. E acredito que isto se deve ao fato de nos lembrar de um dos maiores dilemas da humanidade, representada pela fábula da cigarra e formiga - trabalhar agora e usufruir depois, ou aproveitar o hoje pois o amanhã não sabemos o que virá. 

Obviamente a música não nos chama para a indolência, mas para o equilíbrio de aproveitar as coisas belas e simples que a vida e o presente nos proporcionam, com as responsabilidades da vida adulta. O mundo nunca será melhor que os olhos de quem vê, e todas as manhãs temos de fazer escolhas acerca de nossa existência. E estas escolhas têm de ser feitas não com base no utilitarismo, mas em face aos valores e propósito da vida de cada um. Afinal de contas, há uma imensa diferença entre humanos e máquinas.

Assumir nossas fraquezas pode ser libertador, pois tirará de nossas costas o fardo da aprovação do mundo. Demandar menos dos outros e si mesmo e aprender a celebrar tornará a vida mais amena.



Luciano Oliveira
Curitiba, 20 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

domingo, 19 de março de 2017

#78 - Direção


Rick Warren diz que existem diversos valores, circunstâncias e emoções que podem dirigir a vida de uma pessoa. As mais comuns são:
  • A culpa - pessoas dirigidas pela culpa passam uma vida fugindo do remorso e ocultando sua vergonha.
  • O rancor e raiva - não conseguem superar as mágoas do passado, e as revivem continuamente em sua mente. 
  • Medo - experiências traumáticas que no passado forjaram pesadas sensações no subconsciente. 
  • Materialismo - o impulso de querer mais, que se baseia no conceito errôneo de que ter mais me tornará mais feliz, mais importante e mais protegido.
  • Necessidade de aprovação - a permissão de que as expectativas de outros acerca de si governem sua vida. Alguém já disse que "não conhecemos todas as chaves do sucesso, mas a chave do fracasso é tentar agradar a todos."

Por isso ele propõe uma vida dirigida por propósitos. Conhecer seu propósito fará que sua vida tenha sentido, irá simplificá-la, irá direcioná-la, estimulá-la e lhe preparar para um legado eterno

"Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não... o homem foi feito para a imortalidade." - Abraham Lincoln


Luciano Oliveira
Curitiba, 19 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sábado, 18 de março de 2017

#77 - Doers



"Uma coisa é o soldado e a outra coisa o que peleja; uma coisa é o governador e outra o que governa. Da mesma maneira, uma coisa é o semeador e outra o que semeia; uma coisa é o pregador e outra o que prega. O semeador e o pregador é nome; o que semeia e o que prega é a ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter nome de pregador ou ser pregador de nome não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. O melhor conceito que o pregador leva ao púlpito, qual cuidas que é? É o conceito que de sua vida têm os ouvintes. Antigamente convertia-se o mundo, hoje porque se não converte ninguém? Porque hoje pregam-se palavras e pensamentos, antigamente pregavam-se palavras e obras. Palavras sem obras são tiro sem bala; atroam, mas não ferem." - Padre Antônio Vieira, Sermões.

Antônio Vieira viveu entre os anos 1608-1697. O trecho acima, extraído de um de seus sermões, provoca-nos sobre voltarmos às ações e resultados acima da retórica. Fatos que precisam estar acima da estética. São os transformadores, os fazedores (doers) que realmente deixam um legado, provocam mudança consistente e impactam sua época. 



Luciano Oliveira
Curitiba, 18 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sexta-feira, 17 de março de 2017

#76 - Funcionários-polvo



Matéria publicada na BBC Brasil alerta sobre um efeito pouco conhecido do desemprego: a criação de funcionários-polvo.

A baixa de alguns funcionários sobrecarrega os que permanecem, acumulando múltiplas funções. Isto é agravado pelo medo da demissão, às vezes utilizada de forma maquiavélica por chefes despreparados. 

Os funcionários que assumem estes papéis são normalmente os mais versáteis, e num primeiro momento se sentem orgulhosos por terem permanecido. Nota-se um aumento da produtividade, pois os menos produtivos foram demitidos, mas o pico da curva é limitado exatamente no momento em que os funcionários se cansam. As pessoas não conseguem dar 100% de si o tempo todo. 

A partir do momento onde os funcionários-polvo são levados ao limite, começa uma baixa na produtividade. As serviços são entregues com má qualidade, desmotivando o funcionário que vê tanto trabalho dar em nada. Isto pode desencadear um círculo vicioso, onde mais trabalho implica numa piora na qualidade, demandando retrabalho. O ambiente torna-se cada mais cinzento, diminuindo ainda mais a motivação, realimentando o ciclo.

Como interromper este ciclo?

Quebrar este círculo vicioso não é fácil. Exigirá maturidade da gestão, reconhecendo a incapacidade de continuar desta forma. Envolver os funcionários numa solução comum, pedindo sugestões, pode ser uma boa estratégia. Se sentirão comprometidos para que aquilo funcione. 

Eliminar os desperdícios é vital. Falei em outro post sobre os 8 tipos de desperdícios, segundo a metodologia Lean.

Por último, talvez seja necessário um downsizing, revisando as metas e selecionando os clientes mais rentáveis. Isto irá diminuir o faturamento, mas preservar os lucros e garantir o funcionamento da empresa. Os clientes que restarem serão melhor atendidos, e a satisfação no trabalho aos poucos vai retornando.


Luciano Oliveira
Curitiba, 17 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quinta-feira, 16 de março de 2017

#75 - Gestão da Vida




Dicas de uma boa gestão da vida, pelo pastor Ricardo Agreste da Igreja Presbiteriana Chácara Primavera, em Campinas, SP.

  • Busque uma nova perspectiva - às vezes a solução está na forma que enxergamos as coisas ao redor.
  • Reorganize suas prioridades - aprender a separar o preço e o valor de cada coisa.
  • Trabalhe com excelência - é recompensador e proporciona uma grande dose de satisfação.
  • Pratique a generosidade - a felicidade está no fluxo, e não na acumulação.

Luciano Oliveira
Curitiba, 16 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br





quarta-feira, 15 de março de 2017

#74 - Ganância



Em 1900, a pessoa típica nos EUA desejava 72 coisas diferentes, e considerava essencial 18 delas. Hoje deseja 500 coisas, e considera essencial 100 delas. 

A ganância surge por diversas maneiras. Ganância por aprovação, por aplausos, por posição social. Ganância pelo melhor escritório, pelo carro mais veloz, pela namorada mais bonita.

"O que amar o dinheiro nunca se fartará da do dinheiro; a quem amar a abundância nunca se fartará da renda" - Eclesiastes 5.10


Deus adverte sobre as promoções levadas pela ganância. Em virtude da fixação por ter "mais", podemos perder o nosso objetivo. 

O sucesso não é definido pela posição ou pelo pagamento, mas por fazer principalmente aquilo que você gosta e faz melhor. Faça o que gosta de fazer, tão bem a tal ponto que alguém lhe pague por fazê-lo.


Luciano Oliveira
Curitiba, 15 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

terça-feira, 14 de março de 2017

#73 - 5 perguntas


Extraído do livro "Quebrando a rotina - Max Lucado", 5 perguntas que lhe ajudarão a descobrir sua vocação:

1. Quais são seus pontos fortes

Deus lhe deu uma mala de talentos. Procure identificar os verbos que definem sua personalidade. Consertar, criar, supervisionar, etc.
 

2. Qual é a sua área

Após conhecer os verbos, procure pelos substantivos. Com o que você gosta de trabalhar? Estatística, animais, carros, etc. Que fascinação Deus deu à você? O que faz sua pulsação acelerar? 

3. Quais são as suas condições favoráveis

Há pessoas que gostam de reagir a uma necessidade. Outras são movidas por problemas. Um contador precisa de uma rotina, e um bombeiro saboreia um dia que contenha diferentes surpresas.

4. O que você diz dos seus relacionamentos

Pense em seus momentos passados, de satisfação e sucesso. Nesses dias, como você se relacionava com as pessoas? Alguns procuram um time, um clube, uma sociedade. São estimuladas por grupos. Outras trabalham melhor sozinhas. Um preferem liderar, outras serem lideradas. Conheça seu padrão de relacionamento. Se gosta de se relacionar com gente a todo tempo, passar o dia na frente da tela do computador pode ser um suplício.

5. Sim

Assuma sua história, e para aquilo que foi criado. Não viva por aquilo que não tem, mas uma vez conhecendo suas aptidões, use-as da melhor forma que puder no serviço ao próximo. 


Luciano Oliveira
Curitiba, 14 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

segunda-feira, 13 de março de 2017

#72 - Gratidão


Que ser mais saudável? Pense positivo e pratique gratidão. 

Esta foi a nota que saiu na Gazeta do Povo deste final de semana. 

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School estudaram os potenciais efeitos do pensamento positivo sobre a saúde, e descobriram que vale a pena sim ser uma pessoa otimista e grata.

O artigo diz que pequenas atitudes como agradecer, realizar atos de bondade, refletir sobre os sucessos passados e imaginar um futuro melhor irão promover uma melhor sensação e alegria, diminuir a sensação de ansiedade e afastar os sintomas de depressão. 

Luciano Oliveira
Curitiba, 13 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

domingo, 12 de março de 2017

#71 - Execução


Como traduzir a estratégia em execução para empreendedores, segundo a Endeavor:

  • Assuma o papel de CEO
  • Crie um time de liderança, com as pessoas certas, nas funções certas e nos níveis certos - ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL
  • Compartilhe a visão por trás da estratégia
  • Traduza a estratégia em objetivos mensuráveis, desdobrando metas em métricas
  • Promova o feedback estratégico, criando sistemas de reconhecimento

Os pontos acima irão levar a organização a uma cultura por resultados.

Luciano Oliveira
Curitiba, 12 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sábado, 11 de março de 2017

#70 - Scientia potentia est

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Albert_Einstein_Head.jpg

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original." - Albert Einstein

Durante vários séculos o poder foi sinônimo de terras. Mas no século XXI, mais do que nunca o mote Scientia potentia est - Conhecimento é poder, é verdadeiro e onipresente. Talvez estejamos vivendo um novo Renascimento, onde a redescoberta das ciências tem transformado mais uma vez a forma que enxergamos o mundo e as coisas.

O aprendizado constante torna-se fundamental para a vida. Um diploma universitário garantia uma vida confortável. Hoje, a todo tempo vamos criando novos caminhos e combinações. 

O que nos impede de aprender coisas novas? Posso citar o seguinte:
  • Preconceitos e pré-conceitos.
  • Falta de curiosidade. Alguém já disse que são as perguntas, e não as respostas, que movem a humanidade. 
  • Medo, e o senso de que a reputação vale mais que o conhecimento.


Luciano Oliveira
Curitiba, 11 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sexta-feira, 10 de março de 2017

#69 - Mais com menos


Wemerson Nogueira concorre como um dos 10 finalistas ao Global Teacher Prize, ou o Melhor Professor do Mundo. Confira neste link.


Um professor capixaba de apenas 26 anos, que é um exemplo de como parar de reclamar e começar a fazer pode ser produtivo e recompensador. Uma inspiração para todo o que almeja ser um bom líder.

Bom final de semana!

Luciano Oliveira
Curitiba, 10 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quinta-feira, 9 de março de 2017

#68 - Pós-verdade


Pós-verdade. Palavra do ano de 2016. Significa a aceitação de que a interpretação posterior de um fato, uma opinião, é mais importante que o fato em si, mesmo que não seja fiel ao original.

Um exemplo é o termo "Cor de burro quando foge", que indica uma cor indefinida, que tenta representar alguém pálido, amedrontado. Mas na verdade é uma corruptela do original "Corro de burro quando foge", frase que indicava que os burros são animais não tão dóceis, e que quando se zangam, é melhor correr. A alteração do termo acabou assumindo um protagonismo maior, mesmo não havendo uma mudança de cor no pequeno animal quando foge - se é que ele foge. 

Vivemos diariamente uma enxurrada de informações. Para absorvermos o máximo, nosso cérebro pula etapas e toma certas coisas como entendidas. Mas, há de ser ainda mais criterioso com as aparências que os fatos podem tomar, evitando injustiças e decisões equivocadas.

Luciano Oliveira
Curitiba, 9 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quarta-feira, 8 de março de 2017

#67 - Hospitalidade


"Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." - Hebreus 13:2

Qual seria a relação de um tema tão íntimo como a hospitalidade com o mundo do trabalho?

Pode parecer algo desconexo, mas talvez não seja. Ser hospitaleiro significa receber bem, acolher, tornar o ambiente familiar e dar a sensação de pertencimento.

Me recordo que no dia 16/5/11, no primeiro dia de trabalho em uma nova empresa, não houve grande festa ou recepção para mim. Após o processo de integração, fui encaminhado ao departamento que ia trabalhar. Como o andar estava em adequação, acabei sentando por uns dias na sala de reuniões até que um lugar fixo me fosse facilitado. Neste primeiro dia uma jovem funcionária me abordou com uns chocolates, e para mim isto foi um gesto bastante hospitaleiro da parte dela, tendo uma maior relevância pelo momento que eu estava vivendo. Com isto ela assumiu uma posição diferente da maioria em meu subconsciente, e sempre busquei tratá-la com ainda mais consideração.

O conselho que o apóstolo São Paulo dá aos hebreus acima, e que serve para nós, nos dá a dimensão que a hospitalidade pode ter em nossas vidas. Talvez não serão anjos alados que teremos a oportunidade de acolher, mas de igual modo receberemos o imenso privilégio de ser parte das boas memórias e lembranças no consciente de muitos.

Luciano Oliveira
Curitiba, 8 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

terça-feira, 7 de março de 2017

#66 - Armadilhas da boa notícia



Matéria da Época Negócios de fevereiro de 2017 (p. 85), diz respeito às armadilhas da boa notícia. Segundo a matéria, as empresas modernas estão tendo dificuldades em lidar com as más notícias. Isto têm criado um sentimento de otimismo desmedido, e até irresponsável nas organizações. 

O professor de administração Kishore Sengupta mostra um caminho para não cair na armadilha das "vibrações positivas":

Não confie no instinto

Os sentimentos não devem ser ignorados, mas tratados com prudência. Aonde há muitos, deve-se reservar tempo para analisá-los, e não cair da tentação de confiar apenas na intuição.


Acautele-se na hora de contar com a experiência

A experiência pode servir de base para muitas decisões, mas também a força motriz de uma decisão fracassada, principalmente quando se baseiam em conceitos ultrapassados.

Leia nas entrelinhas

Isto significar buscar sinais que identifiquem realmente o que a equipe quer dizer. A boa notícia é fruto de uma análise realista, ou somente uma esperança vaga? 

Coloque as notícias em forma de gráfico

A exposição visual dá uma boa ideia do  status real do projeto, o que é notícia verdadeira e o que é notícia falsa.



Luciano Oliveira
Curitiba, 7 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

segunda-feira, 6 de março de 2017

#65 - Os cinco segredos da inovação


Os 5 segredos da inovação, segundo Andrés Oppenheimer:

1. Criar uma cultura de inovação

A cultura da inovação é um clima que produza um entusiasmo coletivo pela criatividade, e que valorize os os inovadores produtivos da mesma maneira que o futebolistas, desportistas e artistas. 

Lamentavelmente a América Latina tem uma média de 560 cientistas por milhão de habitantes, enquanto a Coréia do Sul  tem 5.451 investigadores científicos por milhão de habitantes, segundo o Banco Mundial.

2. Fomentar a educação para a inovação

Na região da América Latina há um déficit de capital humano para a inovação. Isto não é nenhuma novidade, já que a maioria dos estudantes de voltam para as matérias de humanidades e ciências sociais. Enquanto a Finlândia e a Irlanda possuem 25 graduados em engenharia por milhão de habitantes, no Chile há somente 8 engenheiros por milhão de habitantes. No México, 7, Colômbia 6, Argentina 5 e menos ainda no resto da região.

Uma das principais formas de fomentar a educação tecnológica é jogando. Segundo Bill Gates, as escolas deveriam mudar a abordagem de ensino com as crianças, tornando o ensino de ciências mais interativo, lúdico e atrativo.

3. Revogar as leis que matam a inovação

Os países latino-americanos devem diminuir leis que dificultam a abertura e fechamento de empresas, promover o respeito à propriedade intelectual e modificar a abordagem para não penalizar os que fracassam em seus empreendimentos. 

4. Estimular o investimento em inovação

O país que mais investe em inovação e desenvolvimento é Israel, que destina 4,3% de seu PIB nesta área. O Brasil destina 1%, e outros latinos menos que esta cifra. A maior parte do dinheiro distribuído pelo governo é feito através de universidades públicas, e não nas empresas privadas, que são as que mais conhecem o mercado.

5. Globalizar a inovação

Cada vez mais a inovação é um processo colaborativo. Hoja a China tem 441.000 estudantes universitários no exterior. Índia, 170.000. Coréia do Sul, 113.000. O Brasil possui 23.000 e a Argentina 9.000. Aplaudimos a globalização no futebol, mas não nas ciências. 

Andrés diz que no futuro os países não irão mais competir por territórios, mas por talentos. 

Luciano Oliveira
Curitiba, 6 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

domingo, 5 de março de 2017

#64 - Redes sociais


7 desafios das mídias sociais para os cristãos, escrito pelo Rev. Augustus Nicodemus Lopes. Apesar de serem direcionados aos cristãos, valem para qualquer pessoa que queira aperfeiçoar sua vida virtual:

  1. Domínio próprio, para não desperdiçar tempo demais com as mídias sociais
  2. Uma mente pura, para não se deleitar e nem compartilhar notícias, vídeos, postagens, e fotos que promovem a impureza
  3. Sensatez, para não dar crédito a tudo que lê e vê - há muita desinformação e notícias falsas propositadamente plantados nestas redes de relacionamentos;
  4. Sobriedade, para não desnudar sua vida e de sua família em público, trazendo online para dentro de sua casa e de sua intimidade pessoas que você não conhece;
  5. Paciência para lidar com comentários, opiniões e criticas de pessoas que não têm educação, bom senso, mancômetro ou qualquer condição de manter um diálogo ou participar de um debate de forma inteligente e cortês.
  6. Sabedoria, para não se precipitar em responder e reagir à provocações. Não há fim pacífico para brigas compradas com insensatos e contenciosos.
  7. Humildade para entender que apesar do livre acesso à internet permitir que todos escrevam textos e comentem o que quiserem, que isto não faz de você um teólogo, um bom escritor ou um sábio em seus pronunciamentos.
Estes conselhos seguramente vão tornar a convivência no mundo virtual mais suportável. 

Luciano Oliveira
Curitiba, 5 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sábado, 4 de março de 2017

#63 - O que esperam de mim?


Recente reportagem da revista Época Negócios (p. 88, fev 2017), diz que segundo o instituto de pesquisas Gallup, metade dos americanos admitem não saber o que a empresa espera deles. O número é surpreendente, e deve refletir uma realidade global.

Isto cria várias dificuldades, mas a maior delas é a dificuldades de engajamento dos funcionários. Funcionários sem clareza na função gastam o tempo em tarefas desnecessárias, minando a produtividade. 

Segundo o Gallup, 4 medidas ajudariam na solução deste problema:
  • Líderes e subordinados devem sempre trabalhar juntos, trocando ideias e estabelecendo metas.
  • O comando deve ser claro ao expressar o que deseja dos funcionários, pois não é função destes entender isso automaticamente.
  • Os objetivos devem ser ambiciosos, pois as pessoas querem evoluir profissionalmente.
  • As expectativas da empresa devem estar alinhadas às forças dos funcionários, utilizando melhor seus talentos.

Como resultado do engajamento, melhora-se o desempenho e se reduz a rotatividade da mão-de-obra.


Luciano Oliveira
Curitiba, 4 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

sexta-feira, 3 de março de 2017

#62 - Implementando um GPTW


Ainda segundo Márcio Camargo, como implementar um excelente lugar para se trabalhar:

  • Escute as pessoas. E isto é mais difícil do que parece. Aprenda a ver os sinais nas entrelinhas.
  • Lidere na individualidade.  
  • Apresente o caminho. O que espero de você e da equipe.
  • Comunique-se de forma clara e transparente.
  • Praticar a reciprocidade. O que faço para o outro volta para mim. 
  • Construo pontes no ambiente de trabalho. 
  • Preciso ser gente que olha pra gente. É People-to-people (P2P).



Luciano Oliveira
Curitiba, 3 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quinta-feira, 2 de março de 2017

#61 - Great place to work





Fatores que tornam uma empresa um bom lugar para se trabalhar, segundo Márcio Camargo, diretor do GPTW em Ribeirão Preto.
  • Um ambiente justo. Um ambiente que proporciona justiça no tratamento com as pessoas. Imparcial.
  • Um lugar onde as pessoas têm orgulho do que fazem. Porém, isto é possível alcançar apenas com a consciência individual que sua função é importante. 
  • Credibilidade. Uma empresa digna de crédito, onde as pessoas podem andar de cabeça erguida, e com orgulho entregar seu cartão de visitas.
  • Respeito. Uma boa dose de respeito ao ser humano que está por trás de um crachá.


Sua palestra encontra-se neste link.


Luciano Oliveira
Curitiba, 2 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br

quarta-feira, 1 de março de 2017

#60 - Desilusão



A desilusão é vista no nosso mundo como um sentimento ruim. O príncipe era na verdade um sapo, a empresa dos sonhos tornou-se um pesadelo, e aquela casa que tanto lutou-se para ter, tornou-se um baita estorvo. A mudança para aquele país como um projeto de vida e felicidade mostrou-se um tremendo fiasco.

Mas há uma verdade escondida por trás de toda desilusão. É o fato de nos puxar para a realidade, e nos libertar de expectativas exageradas. É importante ter desejos, e transformá-lo em planos, como diz o ditado: If there is a wish, there is a way - se há um desejo, há um caminho. Porém, mais importante ainda é saber que está em nós o encontrar a alegria nos detalhes do cotidiano, afinal, o mundo não é melhor do que os olhos de que o vê.

Estar desiludido é melhor que estar iludido, apesar da dor causada. Mas isso tem de levar a uma ação pró-ativa e construtiva, sob o risco de tornar-se amargo. Por isso, numa desilusão não se abata. Permaneça firme, agradeça o infortúnio e com mais maturidade siga adiante para um próximo passo. 

Luciano Oliveira
Curitiba, 1 de março de 2017
lramosoliveira@yahoo.com.br