Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
Recentemente li o livro de Jeff Sunderland "Scrum - A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Jeff é co-criador da metodologia, juntamente com Ken Schwaber.
No capítulo 5 ele fala sobre 'O desperdício é um crime'. Seus pontos principais são:
- Ser multitarefa emburrece: fazer mais de uma coisa de cada vez diminui seu desempenho tano em termos de tempo quanto de qualidade nas duas tarefas.
- Fazer pela metade não é fazer: Um carro pela metade só serve para prender recursos que poderiam ter sido usados para criar algo de valor ou economizar dinheiro.
- Fazer certo pela primeira vez: Quando você cometer um erro, corrija-o. Pare todo o resto e resolva o problema que tem em mãos.
- Trabalhar demais só resulta em mais trabalho: Trabalhar até tarde não resulta em mais produtividade.
- Não seja irracional: Os objetivos que são desafiadores estimulam a equipe. Os objetivos impossíveis são apenas desanimadores.
- Nada de heroísmo: Se você precisa de um herói para conseguir concluir o trabalho, você tem um problema. O esforço heróico deve ser considerado um fracasso no planejamento.
- Chega de diretrizes idiotas: Qualquer diretriz que parece ridícula provavelmente é ridícula mesmo. Formulários idiotas, reuniões idiotas, aprovações idiotas, patrões idiotas são apenas isso.
- Nada de escrotice: Não seja um e não tolere este tipo de comportamento. Qualquer pessoa capaz de causar caos emocional, inspirar medo ou horror, ou que humilhe e diminua as pessoas, precisa ser detida.
- Busque o fluxo: Opte pelo modo mais suave e sem problemas de concluir uma tarefa.
Luciano Oliveira
Curitiba, 31 de janeiro de 2017.